Translate

domingo, 25 de março de 2012

Gestão Escolar

Entrevista sobre gestão escolar(liderança) com Heloísa Luck
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/toda-forca-lider-448526.shtml


Documentos úteis para o Gestor Escolar
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/documentos-uteis-gestor-escolar-430760.shtml


Informática para o futuro em 7 passos:
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/documentos-uteis-gestor-escolar-430760.shtml

Algumas legislações

LEIS FEDERAISECA, LDB e Fundef

Quais foram as principais mudanças na Educação desde a década de 1990?
CLARICE RIBEIRO TEIXEIRA, Congonhas, MG, via site

Com o objetivo de retomar a estruturação da democracia, a Constituição Federal de 1988 gerou uma crescente proposição de regulamentações, inclusive sobre Educação. Destacam-se três:

• O Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990: os alunos passaram a ser vistos como pessoas com direitos e não como objetos a ser moldados pelas escolas.

• A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996: ampliou os direitos educacionais (como o das crianças de 0 a 6 anos e o dos alunos com necessidades educacionais especiais) e inovou nas diretrizes sobre a qualidade do ensino e o seu financiamento.

• O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, o Fundef, de 1996, e seu substituto, o Fundeb (relativo a toda a Educação Básica), de 2006: alteraram o modo de distribuição dos recursos do setor e abriram os debates sobre o financiamento educacional.


Outros sobre sala de aula e o ensino e aprendizagem
http://revistaescola.abril.com.br/jogos-brincadeiras/

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/7-erros-professor-629265.shtml



Sites/Links educacionais
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/ajuda-real-mundo-virtual-447973.shtml

Ponto de Encontro
Parceria da Microsoft e da Fundação Victor Civita, conta com cerca de 400 comunidades virtuais sobre diversos temas de Educação.
Portal EducaredeMantido pela Fundação Telefônica, traz artigos, planos de aula, vídeos, podcasts e animações sobre o uso da tecnologia na escola, além de oferecer ferramentas de bate-papo e criação de comunidades virtuais.

Blog Professor DigitalDiário virtual com orientações e reflexões sobre o uso da tecnologia mantido pelo professor José Carlos Antônio da EE Professora Neuza Maria Nazatto de Carvalho, em Santa Bárbara do Oeste, em São Paulo. Confira o texto "Quebrando computadores" no qual o professor fala sobre os laboratórios de Informática fechados.

Banco Internacional de Objetos EducacionaisPágina colaborativa mantida pelo Ministério da Educação que disponibiliza conteúdos digitais em áudio, vídeo, texto, além de imagens, animações e softwares de acesso livre para uso nas escolas.

Proinfo
Programa do Ministério da Educação criado para dar suporte pedagógico e de infra-estrutura para uso das tecnologias nas escolas de ensino fundamental e médio.

Escola do Futuro
Núcleo de estudos de Tecnologia da Educação da Universidade de São Paulo (USP). Disponibiliza artigos, teses e projetos de aplicação da tecnologia nas escolas.

Portal do Professor
Criado pelo Ministério da Educação, reúne áudios, vídeos, mapas, animações, experimentos, cursos de formação, comunidades virtuais, blogs, chats, fóruns e outros recursos para professores.

Nenhum comentário:

Clima Tempo

Mensagem Digital Mensal

Jacquie Lawson e-cards

VIDEOS AO VIVO * LIVESTREAM*