Translate

domingo, 15 de janeiro de 2012

Guia de Tecnologias Educacionais

http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/guia_tecnologias_atual.pdf


Veja o que foi publicado sobre Tecnologias no Portal do MEC:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17366

Tecnologia no ensino

Propostas de educação integral podem ser inscritas até dia 20


Quarta-feira, 11 de janeiro de 2012 - 09:36


O Ministério da Educação recebeu até esta terça-feira, 10, a inscrição de 177 tecnologias educacionais que abordam a educação integral e integrada da escola com seu território. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 deste mês. Pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, podem apresentar propostas.

De acordo com a coordenadora-geral de tecnologias para a educação da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Renata Braga Santos, a iniciativa do ministério visa pré-qualificar tecnologias com potencial de utilização no desenvolvimento e apoio aos processos educacionais em escolas urbanas e do campo.

Nesta chamada pública, o Ministério da Educação relaciona dez áreas de interesse, todas na perspectiva da educação integral e integrada em jornada ampliada: acompanhamento pedagógico; investigação no campo das ciências da natureza; cultura e artes; esporte e lazer; cultura digital; educação econômica; comunicação e uso de mídias; educação ambiental; direitos humanos; promoção da saúde.

Tecnologias educacionais, segundo o edital, são recursos, ferramentas e materiais que estejam aliados a uma proposta pedagógica que evidencie sólida fundamentação teórica e coerência metodológica. O objetivo é que esses materiais possam auxiliar gestores e professores a tomar decisões sobre a adoção de recursos técnicos que contribuam para a melhoria da educação básica. As propostas que forem pré-qualificadas farão parte do Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação.

Cadastro – Os interessados devem se cadastrar no sistema e preencher os dados em formulário eletrônico específico informado no item 6 do edital. Após a inscrição eletrônica, o autor da tecnologia deve imprimir o documento e enviá-lo, em envelope lacrado, para o endereço que consta na chamada pública. A avaliação das tecnologias será realizada por um comitê técnico-científico, sob a coordenação do MEC e do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Calendário – Para orientar os interessados, o edital traz um cronograma de execução: de 12 de dezembro de 2011 a 20 de janeiro de 2012, apresentação das propostas; 23 a 26 de janeiro, instalação da comissão avaliadora; 27 de janeiro a 14 de fevereiro, pré-análise dos projetos; 5 de março a 27 de abril, avaliação das propostas; 14 de maio, homologação dos resultados; 15 a 29 de maio, período para recursos; 29 de junho, divulgação dos resultados.

Guia – O Guia de Tecnologias Educacionais foi criado em 2007 e é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril daquele ano. Disponível em meio eletrônico, o guia tem hoje 134 tecnologias pré-qualificadas, sendo 43 criadas pelo Ministério da Educação, entre elas a Provinha Brasil e o Portal do Professor, e 91 produzidas por agentes externos.

O guia está dividido em seis blocos: gestão educacional com 15 tecnologias; ensino e aprendizagem, 55; formação dos profissionais da educação, 24; educação inclusiva, 7; portais educacionais, 16; diversidade e educação de jovens e adultos, 17.

Ionice Lorenzoni
Confira o Edital nº 1/2011, publicado no Diário Oficial da União de 12 de dezembro de 2011.
Postar um comentário

Clima Tempo

Mensagem Digital Mensal

Jacquie Lawson e-cards

VIDEOS AO VIVO * LIVESTREAM*